Linhas de Crochê


Linhas de Crochê




Saber qual tipo de linha usar no trabalho que irá executar é muito importante para ter bons resultados. Sera descrito neste artigo as principais linhas utilizadas no crochê. Normalmente receitas de crochê disponíveis para compra ou grátis, vem informando qual linha usar.
Quando você mesma(o) cria seu projeto, precisará verificar qual espessura, cor, tipo de material da linha e agulha que deve usar, quanto maior a espessura do fio, maior o tamanho da agulha.
Existem vários fabricantes de linha e só mesmo a experiência irá ditar qual a linha que irá gostar mais. O ideal é ir experimentando marcas diferentes até encontrar a que mais gosta de trabalhar. Irá encontrar vários tipos de linhas como as de fios grossos, médios, finos, com texturas, fiapos, pompom, enceradas e com brilho.



Linhas por tipo de materiais:

Podemos classificar as linhas de crochê por 3 tipos de acordo com seu material:

1 - Linhas de fios naturais

Algodão e Bambu
Alguns trabalhos que poderá executar com a linha de algodão são casaquinhos, capinhas, cestos, almofadas, pulseiras e Amigurumi.

2 - Linhas de fios sintéticos
Acrílico, Nylon e Poliester
Poderá utilizar a linha de Nylon para fazer cordões e bolsa de mãoA linhas de poliéster é bastante usada para confeccionar peças como bolsa de mão.

3 - Linhas de fios de animais 

Lã e Caxemira
Com a lã poderá fazer cachecol, blusa e sapatinhos para bebê.

Peso da linha

Quando fala-se do peso da linha, está se referindo a espessura da linha, quanto maior a espessura, maior a agulha que irá usar. Quanto mais espesso o fio, mais  espesso e pesado ficará a sua peça.

Metragem da Linha

Há uma grande variação de metragem da linha, às vezes a mesma linha tem variações de metragens que podem variar de 65 metros a 1000 metros, ou até mais. É importante verificar a metragem necessária para a confecção da sua peça e, também tomar cuidado para não faltar pois um lote diferente da linha pode ter variação de cor, o que pode prejudicar a sua peça.

Textura da linha
Conhecer sobre a textura da linha também ajudará a ter bons resultados no seu projeto. A linha é feita de camadas de fios torcidos que formam um único fio, quanto mais fios torcidos e quanto mais firme for, mais definido sera o ponto e resultado final. Você encontrará essa informação no rótulo da linha, como textura ou tex. Quanto maior maior a numeração, maior sera a quantidade de torções. O ideal é ao definir o ponto que irá usar na sua peça, escolher a textura da linha que julga melhor para a nitidez do ponto.

A Professora Soninha Lanini no site CrochêFacil explica que como regra geral, quanto mais extravagante for a linha, mais simples deve ser o modelo da peça e do ponto de crochê utilizados . Quando mais sóbria e lisa for a linha de crochê, mais textura e detalhes do modelo irão aparecer.

Marcas de linha de crochê 

Abaixo encontra-se algumas linhas e caso queira saber o valor, basta clicar na imagem, como o link é para sites de terceiros, algumas vezes o produto não estará mais disponível mas, o importante aqui é conhecer as linhas existentes no mercado e suas composições. Vou classificar por tipo de material e fabricante: 100% algodão, fios mistos, 100% acrílico, 100$ poliamida, 100% poliester, que foram os tipos de linhas encontradas nos sites que vendem como armarinhos José, bazar horizonte, amazon do brasil, submarino e americanas. 

Curso de crochê



Fios 100% algodão

Fabricante Coats


- Fio AmiguLove 

O lançamento AmiguLove, possui TEX 600 – tornando a espessura do fio ideal para confeccionar amigurumis firmes e economizar linha do novelo! 
São 53 cores lindas que combinam entre si e criam perfeitos contrastes. Na gama, você poderá encontrar uma vasta variedade de tons de pele e nude – ideal para criação de personagens; Tons Candy Colors – tendência e febre entre as artesãs; Tons fortes e alegres; e muito mais! 




Fio Amigu Love

- Linha Esterlina nº8

Novelos feitos com o melhor algodão do mundo, importado do Egito. Essa linha possui um torcimento suave e um brilho excepcional, possibilitando a confecção de peças em crochê e tricô manual.

Composição: 100% Algodão Premium

Metragem: 1000m

Tex: 140

Agulha Recomendada: Crochê - 1,75 e 2mm

Linha Esterlina nº 8

- Linha Esterlina nº5

Novelos feitos com o melhor algodão do mundo, importado do Egito. Essa linha possui um torcimento suave e um brilho excepcional, possibilitando a confecção de peças em crochê e tricô manual.
Composição: 100% Algodão Premium
Metragem: 230m
Tex: 230
Agulha Recomendada: Crochê - 1,75 e 2mm

Linha Esterlina nº5

- Linha Para Crochê Coats Brunella Ref.5440 

Contém: 1 unidade com 500 metros Composição: 100% Algodão Tex 300 Agulha Recomendada: Crochê 1,75mm 
Linha Brunella, 100% algodão, com tratamento especial para impedir a pilosidade e garantir uma maciez única aos trabalhos manuais! Especialmente perfeitos para peças de vestuário, pois possui PH neutro – e assim, não causa irritação ao entrar em contato com a pele. 




Linha de Crochê Brunella

 - Linha Para Crochê Coats Mirella Ref.3440 

Contém: 1 unidade com 1000 metros Composição: 100% Algodão Tex 145 Agulha Recomendada: Crochê 1,25mm 
Linha Mirella, 100% algodão, com tratamento especial para impedir a pilosidade e garantir uma maciez única aos trabalhos manuais! Especialmente perfeitos para peças de vestuário, pois possui PH neutro – e assim, não causa irritação ao entrar em contato com a pele. 


Curso de crochê




Linha de Corche Mirella

 - Linha Camila Mais 100g 

Composição: 100% Algodão Mercerizado Contém: 170m
A linha Camila Mais possui espessura mais grossa, praticamente a junção de 2 fios do Camila Fashion, possibilitando rendimentos ainda melhores. É possível confeccionar peças de decoração e moda, como tapetes, toalhas e bolsas, etc






Fabricante  Circulo

- Linha Queen 5/2 Circulo

A um novo capítulo da sua história com o melhor fio de algodão já produzido.
O fio Queen é um fio de algodão egípcio que desliza pela agulha, tece tramas incrível e cria formas distintas e delicadas com qualidade incomparável, pois é o único no mercado que é penteado, mercerizado e gazado.
Peso: 100 gramas
Metragem: 424 metros
Tex: 236
Agulha Recomendada: Tricô: 3,0mm a 3,5mm - Crochê: 1,75mm
Composição: 100% Algodão egípcio, gazado e mercerizado 
Poderá fazer: Sousplat, Cachecol Gola Xale, Vestidos, entre outros

Linha Queen 5/2 Queen Circulo

- Linha Anne 500

Linha Anne 500 é um produto 100% algodão mercerizado, que proporciona acabamento cintilante e toque macio a sua confecção. Possui espessura ideal para confecções vazadas para o verão, quando trabalhado pontos mais fechados para meia estação e inverno. Na decoração é indicado principalmente para confecção de trilhos de mesa, toalhinhas decorativas, barrados em toalhas e panos de prato, pois possui um excelente rendimento
Linha Anne 500 para Crochê e Tricô Natural Tex 295 Fio Ne 4/2 
Contém: 1 unidade de 147,5 gramas = 500 metros 
Composição: 100% Algodão Mercerizado
Agulha Recomendadas: Crochê: 1,75 mm | Agulha Tricô: 3 a 3,5 mm Regulagem para máquinas de tricô 8 



Linha Anne 500  4/2 

- Linha Cléa 1000 Lisa

O fio Cléa 1000 é ideal para todos os pontos de crochê. Produto com ótimo rendimento (são 1000 metros de fio), de alta qualidade e toque super macio que trazem beleza superior ao trabalho e grande. Composto por 100% fibras de algodão mercerizado (processo que dá mais brilho e maciez à fibra), por isso seu toque é tão macio. Cléa 1000 tem espessura delicada, ideal para trabalhos graciosos e com leveza.  A cartela de cores é completa, são 62 cores lisas e 24 cores mesclas.
Contém: 1 unidade de 151 gramas metros = 1000 
Composição: 100% Algodão Mercerizado Tex 151 
Agulha Recomendada: Agulha Crochê 1.25mm

Linha Cléa 1000 lisa






Linha Cléa Multicolor 


- Fio Duna

O Fio Duna é ideal para trabalhos em crochê (tapetes, almofadas, etc), além de trabalhos em tricô (peças de vestuário). Possui espessura perfeita para que suas peças fiquem lindas, com muita qualidade e acabamento incrível. O produto é mais grosso e possui brilho e maciez. 
Contém 01 unidade Tamanho: 340m 
Composição: 100% algodão

Fio Duna multicolor 


Fio de Material Misto

Fabricante Pingouin

- Linha Bikini Pingouin Tex 233


A Linha Bikini possui elastano, por isso se torna um fio muito confortável. Ideal para peças de praia, blusas, vestidos, tops, saídas de praia e claro, biquínis e maiôs. Possui ótima aderência de cor, não desbota com a exposição ao sol, mar e piscina.  

Composição: 90% Acrílico, 9% Poliéster e 1% Elastano 

Contém: 1 unidade de 100 gramas = 430 metros 

Agulha Recomendada: Crochê- 2mm | Tricô - 3mm



Fio Bikini Pingouin


 - Linha Balloon Amigo

Fio em Algodão e Acrílico
Composição: 58% Algodão 42% Acrílico 
Fabricante:  Pingouin
Fio Balloon Amigo Pingouin 50g TEX 333 
Contém: 1 unidade com 50 gramas = 150 metros  
Agulha Recomendada: Crochê - 3,5mm | Tricô - 4,5mm a 5,5mm Fio perfeito para fazer Amigurumis. Fio Balloon Amigo tem ótimo rendimento e durabilidade. 




Fio Balloon Amigo Pingouin, Clique Aqui

Fabricante Circulo

- Fio Amigurumi Soft Circulo Tex: 434

- Composição: 55% acrílico / 45% algodão
Descrição:
Peso: 65g
Metragem: 150 metros
Agulhas Recomendadas:
Agulha Crochê: 2mm a 4mm
Agulha Tricô: 2,5mm a 4,5mm 


Fio Amigurumi  Soft Circulo

 - Fio Prisma Círculo 600m - 250 Tex 

Você já ouviu falar em Prisma? É um elemento transparente que pode ser usado para separar a luz nas cores do arco-íris. Essa característica única foi a fonte de inspiração para um tipo de fio que é grande sucesso na Europa e chega agora ao Brasil. Composto por 50% algodão e 50% acrílico. Possui quatro cabos sem torção e ao confeccionar peças em crochê ou tricô é necessário trabalhar com todos simultaneamente. Cada cabo é estampado de forma diferente para compor incríveis transições de cores em gradiente. 
Composição: 50% Algodão 50% Acrílico Fio Ne2,36 
Contém: 1 unidade com 600 metros = 150 gramas 
Agulha Recomendada: Crochê 2,5mm a 3,5mm I Tricô 3,0mm a 4,5mm 

Fio Prisma Circulo

- Linha EuroRoma Passione nº3 TEX 369 

É um fio 8/5 perfeito para peças de moda ou peças mais delicadas. A linha EuroRoma Passione é mais uma opção para quem não abre mão de criar peças de vestuário sustentáveis. Em uma época em que produtos artesanais elaborados a partir de matéria-prima reciclada são cada vez mais valorizados, esta coleção é uma oportunidade de inovar e transformar fios em peças de bom caimento e originalidade. 
Contém: 1 unidade com 150 gramas = 400 metros Composição: 85% Algodão e 15% Outras Fibras Agulhas Recomendadas: Crochê: 2mm | Tricô: 3mm 




Fio Passione EuroRoma 


 - Barbante São João 24 fios



barbante


Fio 100% Acrílico

Fabricante Pingouin 

A Linha Pingouin Brisa 

A Linha Pingouin Brisa é indicada para confecção de trabalhos em Crochê e Macramê.
Agulhas recomendadas Tricô nº 2 a 3 e Crochê nº 2.
Composição: 100% Acrílico


Linha para macramê

Fabricante Coats Corrente

Linha Cisne Crochet Vitória Quintal 100g

A ansiedade de ver os trabalhos finalizados é tanta, que nós sabemos que vocês amam começar uma peça pela manhã para usar a noite, né? A Coats Corrente, em parceria com a querida professora Vitória Quintal, acaba de lançar o novo Cisne Crochet by Vitória Quintal! Lindas cores vibrantes e sóbrias, maciez única em 453 metros de linha 100% acrílica! Incrível toque com a pele e torção perfeita! Arrase em peças lindas e rápidas de fazer! Experimente, você vai amar
Composição: 100% Acrílico
Agulha Recomendada: Crochê: 3,5mm | Tricô: 3,5mm
Contém: 431m


Linha Corrente Cisne Vitoria Quintal 100g

Curso de crochê


Fio 100% Poliamida

Fabricante Cisne

- Cisne Splash

Conheça o essa novidade fresquinha para o verão: Cisne Splash! 100% poliamida, resistente a água, auxiliando a não deixar a peça pesada quando molhada. Desenvolvido para ter elasticidade tornando-o ideal para confecção de peças que se aderem ao corpo, como biquini, maiô, blusinhas e muito mais. 
Fio Cisne Splash Tex 332 
Contém: 1 unidade com 50 gramas = 165 metros 
Composição: 100% Poliamida 
Agulha Recomendada: Crochê: 2,5mm a 3mm 


Linha Cisne Splash com elasticidade

Fio 100% Poliéster

Fabricante Circulo


-  Fio de malha Premium Trama


Para artesãos que buscam experiência única de criação, chegou o novo fio de malha Premium Trama. Com qualidade e sofisticação que estão entre suas característica mais marcantes, sem contar o Toque e a maciez incomparáveis, que contribuem para uma experiência artesanal impar.Espessura regular e sistema Easy Pull (Puxe fácil), que possibilita a retira do fio centro do novelo, facilitando a confecção de varias pecas.Comprimento e peso: 37 metros e 100g






Veja abaixo a explicação da professora Soninha Lanini sobre as linhas de crochê:









Obrigada pela visita!


Curso de crochê
Compartilha:

Livro

Livro
Veja esse e outros livros de costura e afins

Destaque

Amigurumi para iniciantes

Receita em pdf de Guardanapo Vintage

 Receita em pdf de Guardanapo Vintage
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...